^Subir

Grande Loja Maçônica de Pernambuco

SOLSTÍCIO DE INVERNO: COMENTÁRIOS GERAIS

Todas as vezes em que nos reunimos nos meses de março, junho, setembro e dezembro, para comemorarmos respectivamente o Equinócio de Outono, o Solstício de Inverno, o Equinócio de Primavera e o Solstício de Verão, saliento que a situação astronômica no hemisfério norte (conhecido também como boreal ou setentrional, onde existe, segundo dados obtidos da Internet, mais de 60% das terras emersas e de 90% da população terrestre) é inversa.

 

E m 21 de junho, por exemplo, na América do Norte, América Central, Europa, Ásia e em partes da América do Sul e da África nossos confrades comemoram o Solstício de Verão, enquanto aqui, no hemisfério sul, denominado também como austral ou meridional (que é composto principalmente de água e da Antártida, maiores partes da América do Sul, da Indonésia, países vizinhos e da Oceania, e parte da África), nós comemoramos o Solstício de Inverno.

 

Abra o documento na íntegra.

Copyright © 2013. glmpe - Grande Loja Maçônica de Pernambuco - Fone: (81) 3011.3221 - (Direitos Reservados)  Rights Reserved.