MENSAGEM DE SAUDAÇÃO E BOAS VINDAS AOS NOVOS VENERÁVEIS

Mensagem de saudação e boas-vindas aos novos Veneráveis Mestres Eleitos pelas Lojas jurisdicionadas à GLMPE.

 Os primeiros dias do ano novo, como de costume, são marcados por uma série de sessões magnas de Instalação destinadas à recepção e integração dos novos Veneráveis Mestres.

Como sabido, a Instalação é conduzida pelo Sereníssimo Grão Mestre, pelo seu substituto ou por quem o designar para a tarefa de “Mestre Instalador”.

A cerimônia reveste-se de fundamental importância, vez que é destinada a colocar o novo Mestre, regularmente eleito, no Trono de Salomão, após devidamente instruído.

A Instalação, prática maçônica antiga que perdura até os nossos dias, é o assentamento (in stallum = assento) do Mestre Eleito (Escolhido) na cadeira de maior destaque (Da Camino).  

Entre as prerrogativas típicas do Mestre Instalado, encontram-se, além de presidir as sessões da oficina, iniciar, elevar, exaltar etc., obedecidas as normas legais e ritualísticas.

Um dos desafios do novo Venerável, que consideramos de fundamental importância ao êxito dos trabalhos, é o de saber lidar constantemente com pessoas (irmãos) que, às vezes não possuem o mesmo grau de compreensão e amadurecimento.

Daí por que o fator motivacional se revela nitidamente importante.

Já se disse que podemos "conseguir qualquer coisa que queira na vida, se você ajudar o suficiente outras pessoas a conseguirem o que elas querem."

Ao ensejo, queremos parabenizar e dar as boas-vindas aos novos Veneráveis Mestres, salientando atentar para a missão importante de dirigir uma loja simbólica que, como dito, passa por diversos encargos, atribuições e responsabilidades.

As palavras ditas acima buscam expressar este nosso sentimento e objetivam situar o novo eleito no contexto agora inserido com a Instalação. A sua importância, as responsabilidades e a habilidade para com a excelência que lhe é exigida, na condução do seu mister que deve ser exercido com zelo e denodo, a bem da nossa ordem.

Por certo, toda a Grande Loja sente-se fortalecida e honrada com as escolhas dos Irmãos e os recebe de braços abertos, desejando aos eleitos um ano de pleno êxito à frente de suas oficinas. Afinal, a nossa Sublime Instituição carrega as bases do amor, da paz, da cooperação e da igualdade social.

Sejamos nós mesmos os construtores de nossa história e sejam bem-vindos todos os mestres a serem instalados neste limiar de ano novo.

 Um feliz 2018 de muito trabalho e de êxito a toda a família Grande Loja.

Fiel e Fraternalmente.

 João Ângelo Muniz, Grão Mestre Adjunto.